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Série de mudanças estão previstas já para o início de maio pela Secretaria Municipal de Mobilidade
Jardim América ficará sem conversão na T-9; drones ajudarão no monitoramento na capital
27/04/2022, às 15:03 · Por Redação
Uso de drones para ajudar no monitoramento e envio de agentes, eliminação de
semáforos de três tempos e a retomada de investimentos em modais limpos como ciclofaixas.
Essas são algumas medidas da Prefeitura de Goiânia para melhorar o trânsito na
capital. De acordo com levantamento do repórter Vandré Abreu de O Popular, uma
série de mudanças estão previstas já para o início de maio pela Secretaria
Municipal de Mobilidade:
O trânsito em Goiânia vai passar por transformações nos próximos meses,
especialmente na região do Setor Jardim América. Após as modificações que
envolveram o Setor Central, com mudanças na Praça Cívica, em que uma nova rota
foi criada para substituir o anel interno do local, que será usado apenas por
ônibus do transporte coletivo metropolitano, a Secretaria Municipal de Mobilidade
(SMM) vai retirar o terceiro tempo dos semáforos da Avenida T-9 entre os
córregos Cascavel e Vaca Brava, com a alternativa de criar binários. O primeiro
deles, que deve passar a valer ainda em maio, será nas ruas C-149 e C-148. Além
disso, a pasta também vai adquirir drones para fazer o monitoramento e estudos
de engenharia.
Os motoristas e transeuntes que passam pela Rua C-148,
especialmente no cruzamento com a Avenida T-9, já percebem a movimentação de
máquinas e trabalhadores no local. Já foi recortado o canteiro central para
permitir a instalação de semáforos e a criação da continuidade da via que se
inicia na Rua C-171, já próximo ao Parque Amazônia. Atualmente, a rua é cortada
tanto pela T-9 quanto pela Avenida T-63, o que proíbe a continuidade. A
proposta da SMM é que a C-148 seja contínua, tendo cruzamentos semaforizados
com estas avenidas de maior fluxo, permitindo que o tráfego vá até a C-12.
Outra modificação é que a C-148 deixa de ser mão dupla e
passará a ter sentido único, que será da Avenida C-12 para a Rua C-171. Isso
fará com que a Rua C-149, que hoje em dia também funciona nos dois sentidos,
passe a ter apenas uma mão, na referência oposta à C-148, ou seja, da Praça da
C-207, também conhecida como Praça do Jardim América, até a C-171 (veja quadro
na página ao lado). As modificações só serão detalhadas oficialmente em anúncio
público que deve ocorrer na próxima quinta-feira (28).
O POPULAR apurou, no entanto, que a intenção dos técnicos da
SMM é melhorar a trafegabilidade na região, já que as vias de mãos duplas que
cruzam no sentido norte-sul ficam congestionadas nos horários de pico. As
modificações no Jardim América já são pensadas há pelo menos sete anos e só
agora devem ser colocadas em prática. Mas as trocas que atingem as ruas C-148 e
C-149, especialmente, são apenas a primeira etapa do projeto, que vão atingir
todo o trecho entre os córregos Cascavel e Vaca Brava. A ideia é que isso possa
aliviar o tráfego na Avenida T-9, já que permite a retirada das conversões à
esquerda nos semáforos.
Neste caso específico, a conversão permitida na Rua C-149 a partir da avenida
será retirada. A explicação técnica é que o tráfego, especialmente os ônibus do
sistema metropolitano de transporte coletivo, ganha mais tempo de verde, ou
seja, aumenta o fluxo na avenida já que foi retirado o tempo que era dado para
os veículos virarem à esquerda. Já que isso era feito fechando o tráfego para
quem já estava na Avenida T-9 no sentido Avenida 85 para a Avenida dos Alpes.
A reportagem apurou
que as próximas etapas do projeto vão seguir a mesma tese, mas nos outros
cruzamentos da T-9 que ainda possuírem o terceiro tempo semafórico. Com isso,
os motoristas terão de fazer o contorno de quadra para chegar ao sentido
oposto, justamente usando o binário C-148 e C-149. A previsão é que as
modificações sejam implantadas ainda na primeira quinzena de maio, restando
ainda as obras de retirada do canteiro central da Avenida T-63 com a Rua C-148
e a finalização da instalação dos semáforos nos locais.
Além disso, a SMM também vai implantar uma ciclofaixa na Rua C-149 a partir da
ciclovia da Avenida T-63. O trecho cicloviário passará por toda a extensão da
via até a Praça do Jardim América e ainda na Rua C-120, para onde o ciclista
chega até a Avenida dos Alpes, que faz parte do Corredor T-7, ainda em
finalização e de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura
(Seinfra). O corredor possui uma ciclovia e, assim, a ciclofaixa fará a ligação
entre os trechos T-63 e T-7. A estrutura corresponde a uma faixa pintada junto
à calçada, onde será proibido estacionar.
Comerciantes da
região do Jardim América chegaram a se reunir com a SMM para questionar a
criação da ciclofaixa, sobretudo em relação ao fim do estacionamento, o que, no
argumento apresentado, prejudicaria as lojas com a dificuldade em receber os
clientes. Em contrapartida, foi dito que apenas uma das lojas não possui
estacionamento próprio e que as mudanças no tráfego local trará benefícios aos
comerciantes e moradores da região. Válido lembrar que a Avenida T-9, assim
como a T-63, é considerada no Plano Diretor de Goiânia como um corredor
estruturante, ou seja, o projeto do Paço Municipal é que se tenha prioridade
aos ônibus que trafegam por lá.
SMM Trânsito Prefeitura de Goiânia