Matérias
Divulgação
Evento disponibiliza, também, a discotecagem com o mesmo repertório dos vinis em exposição
Vai até domingo, 28 de julho: Goiânia recebe feira de vinil em comemoração ao mês do rock
26/07/2019, às 00:02 · Por Pedro Lopes
Com o objetivo de provocar a nostalgia das músicas das décadas de 1970 e 1980 e resgatar um pouco da história, neste mês do rock, o Passeio das Águas Shopping recebe a ‘Feira de Vinil’, que segue até domingo, 28. Contendo mais de 1.500 discos, entre autografados e raros, a atração conta também com caricaturas de estrelas do rock, vídeo games e rádios antigos, vitrolas e fitas cassete.
A mostra gratuita reúne no mesmo espaço The Beatles, Pink Floyd, AC/DC, Michael Jackson, além de Alcione, Tião Carreiro e Pardinho e Tonico e Tinoco, mostrando tendências estéticas, conceituais e narrativas da época de cada um.
Possui ainda elementos raros, como o álbum de estreia do rei, Roberto Carlos, Louco por Você (1961) e itens autografados, como o clássico The White Album, dos Beatles, dedicado por Paul McCartney. Em 2018, o disco celebrou 50 anos de lançamento, e conta com uma releitura para novembro deste ano. Além do Vamos Arrepiar, o aclamado álbum de samba de Alcione, lançado em 1982.
A ação propõe ao visitante refletir, por meio dos elementos presentes nas capas e outros produtos culturais, sobre questões que ainda hoje percorrem a construção da cultura de massa. O evento disponibiliza, também, a discotecagem com o mesmo repertório dos vinis em exposição.
Além disso, quem visitar a mostra também vai ter acesso aos seis vinis mais vendidos no mundo e no Brasil. Como o disco Thriller, do cantor pop Michael Jackson, que vendeu mais de 110 milhões de cópias; o álbum Back in Back, do grupo australiano AC/DC, que, junto com o disco conceitual da banda de rock britânica Pink Floyd, The Dark Side of the Moon, vendeu incríveis 50 milhões de cópias. Já os brasileiros estão os cantores sertanejos Tonico e Tinoco, com mais de 150 milhões de cópias; o rei Roberto Carlos, com 120 milhões de cópias; e Nelson Gonçalves, com o disco Pedidos com 75 milhões de exemplares vendidos.
Segundo Guina, organizador e curador da exposição, a ideia é proporcionar às novas gerações a oportunidade entrar em contato com discos exclusivos daquela época. “Decidi disponibilizar a minha coleção de vinis e itens culturais, principalmente dos anos 80, porque acho importante compartilhar com o público a grande era de ouro do Rock n’ roll, além de ser uma aula de história envolvendo a música”.
Feira de Vinil Passeio das Águas