Matérias
Divulgação
Comurg mapeou locais com maior índice de descarte clandestino de lixo na capital
Cerca de 100 toneladas de lixo são retiradas por dia em córregos de Goiânia
06/05/2022, às 10:26 · Por Redação
Por dia, cerca de 100 toneladas de resíduos são retiradas dos mananciais da capital numa ação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Lixo que prejudica a continuidade dos cursos hídricos, das suas margens e a flora e fauna que habitam os locais que pode provocar o assoreamento, com a mudança na profundidade e até mesmo da velocidade da água e de sua temperatura.
Os resíduos, de acordo com a Comurg, em sua maioria, são compostos por objetos descartados de forma irregular pela população. O volume retirado corresponde a móveis, madeira, plásticos e pneus que, em seguida, recebem destinação correta no Aterro Sanitário. Os serviços de limpeza dos 85 mananciais de Goiânia estão no cronograma diário do órgão, e são feitos de forma manual e incluem roçagem, poda, capina e remoção de entulhos no leito e nas margens dos córregos.
As atividades têm a intenção de prevenir alagamentos, melhorar o fluxo de águas e evitar proliferação de doenças causadas pelo acúmulo de resíduos. De acordo com a Companhia, nos últimos 20 dias, dentro da Primeira Maratona da Limpeza, a ação de retirada de resíduos já ocorreu em 400 mil metros quadrados (m²) de leitos e margens dos córregos Cascavel, Taquaral, Água Branca, Palmito, Capim Puba, Botafogo, dos ribeirões Anicuns e João Leite e ainda da lagoa do Setor Jaó. A Companhia fez o mapeamento dos locais com maior índice de descarte clandestino da capital, como aqueles localizados nos córregos Cascavel e Capim Puba, no Setor Norte Ferroviário.
Comurg Limpeza Córregos