P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 02/04/25
Matérias
Divulgação

Solução para o destino de resíduos de vidro temperado em Goiânia, onde existem diferentes empresas que substituem o material e não dão a correta destinação

Pesquisadora da UFG reaproveita vidros automotivos na construção civil em Goiânia

06/05/2022, às 08:16 · Por Redação

Patricia Marques, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade (PPG Procidade) da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), criou revestimento para fachadas de imóveis utilizando vidros temperados automotivos. 

O material é despejado em aterros e locais inapropriados e pode virar produto parecido com granitina, granilite ou marmorite desenvolvido para outras aplicações como interiores, balcões, paisagismo, pisos de ambientes, entre outros usos e possibilidades criativas.

 “Queremos desenvolver ações relacionadas e fazer parcerias com empresas, grupos ou instituições para a produção”, avalia a pesquisadora. A iniciativa quer dar uma solução para o destino de resíduos de vidro temperado em Goiânia, onde existem diferentes empresas e oficinas que realizam a substituição de vidros automotivos.

Muitas empresas desconhecem e não possuem estrutura e equipamentos para destinar corretamente ou reciclar estes materiais residuais, mas poderiam ser agentes na formação de alternativas com apoio científico de universidades. Elas contribuiriam para que materiais e processos alternativos de construção contendo resíduos e aspectos sustentáveis sejam essenciais para evitar a extração de matérias-primas e impactos ambientais.


Pesquisa UFG Vidro Automotivo