Poder Goiás

Goiânia, 09/04/25
Matérias
Divulgação

A obra inclui a entrega de linha de transmissão de 50 quilômetros no centro da carga e redes de distribuição

Enel Goiás inaugura nova subestação em Cristalina

09/05/2022, às 08:32 · Por Redação

A Enel Distribuição Goiás energizou nesta semana uma nova subestação em Cristalina, no leste do Estado, com capacidade semelhante à já existente na região, porém na zona rural e próximo à divisa com Minas Gerais. Ao todo, a companhia informa que investiu R$ 95 milhões para atender especialmente a uma demanda de grandes produtores rurais que utilizam irrigação por pivôs.

A Subestação São Marcos terá evento de inauguração na próxima terça-feira (10). Diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas afirma que participa desde 2019 de reuniões com empresários do agronegócio em que problemas no atendimento à Cristalina eram relatados.

“No plano, estava o aumento de capacidade, de qualidade, atendimento de demanda e também a estabilização.” Ele explica que a nova infraestrutura ajuda os clientes locais ao permitir transferir alguns deles da antiga para a nova estrutura de acordo com a distância e perfil de tensão. Além disso, há flexibilização com a possibilidade de fazer transferência de carga durante a operação caso ocorra algum problema.

 “O destaque definitivamente é a possibilidade de aumentar a oferta de energia. Estamos liberando 66 MVAs, enquanto a demanda de solicitações válidas é de 14 MVAs.” Com isso, Salas explica que a empresa conseguiu, juntamente com a inauguração da Subestação Itiquira, investir R$195 milhões em seis meses para expandir o atendimento no Estado.

De acordo com o responsável de Engenharia e Construção da companhia, Reginaldo Santos, o sistema funcionará como um coração, porém é uma infraestrutura considerada compacta, com tamanho de um terço das convencionais. Mas em que há importantes veias para alimentar as unidades consumidoras.

 A obra realizada em dez meses inclui a entrega de linha de transmissão de 50 quilômetros no centro da carga e redes de distribuição que são construídas na zona rural. Além disso, o "coração" é telecontrolado por Goiânia.


Enel Energia Elétrica