P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 02/04/25
Matérias
Foto: Gustavo Raniere

A Secretária da Economia, Cristiane Schmidt, explica que esse destaque na melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal mostra justamente que a atual gestão acertou ao priorizar a transparência ativa

Goiás é líder no ranking de Qualidade de Informação Contábil e Fiscal entre Estados

17/05/2022, às 22:05 · Por Eduardo Horacio

Goiás foi destaque na qualidade das informações contábeis e fiscais enviada ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), ao longo de 2021 e nos primeiros meses de 2022. Os dados foram enviados pela Superintendência Contábil, da Secretaria da Economia do governo estadual.

A qualidade dos dados é aferida pelo porcentual de coincidência dos dados apresentados na matriz com os relatórios fiscais publicados pelo Estado no sistema de informática. Goiás obteve 99,28% de coincidência para o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e 85,54% para o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), números que colocam Goiás na liderança entre os Estados com a maior qualidade da Matriz de Saldos Contábeis.

Durante a 32ª Reunião da Câmara Técnica de Normas Contábeis e Demonstrativos Fiscais (CTCONF), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Celmar Rech, ressaltou a qualidade dos dados contábeis e fiscais. “Estou muito feliz com as referências feitas a Goiás e quero agradecer toda a equipe contábil da Secretaria da Economia pelo esforço em deixar Goiás bem alinhado com as mais modernas práticas contábeis”, disse Rech.

“Toda vez que vemos um alto grau de coincidência entre o valor gerado pela matriz e o valor homologado, há um indicativo de que a matriz é de alta qualidade. Identificamos, portanto, a matriz de Goiás como sendo a que tem maior coincidência”, elogiou o coordenador de Transparência e Análise de Dados da Federação na STN, Leandro Moreira Souto.

Esforço
A Secretária da Economia, Cristiane Schmidt, explica que esse destaque na melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal mostra justamente que a atual gestão acertou ao priorizar a transparência ativa, a institucionalização e a gestão ética, técnica e eficaz. Schmidt explica ainda que avanços estão atrelados aos esforços de uma administração que trabalha para melhorar a gestão pública. “Quando a STN diz que nossos números são fidedignos, isso nos enche de orgulho porque a contabilidade deve ser instrumento que assegura a transparência e o controle da gestão para bem servir aos cidadãos goianos”, resumiu.


Governo de Goiás Ronaldo Caiado Cristiane Schmidt Economia Secretaria da Economia STN