Matérias
Divulgação
A Prefeitura de Anápolis diz que está tomando providências para regularizar a situação do comércio ambulante na cidade
Ambulantes enfrentam incertezas e inseguranças nas ruas de Anápolis
03/06/2022, às 13:13 · Por Redação
Os ambulantes de Anápolis começam a observar vendas melhores se comparadas ao período de medidas restritivas na cidade. Vendedoras autônomas ainda lamentam baixos rendimentos e precisam lidar com outros desafios, como informalidade, inflação alta, insegurança e burocracias.
A Prefeitura de Anápolis divulgou nota que está tomando providências para regularizar a situação do comércio ambulante na cidade, realizando um levantamento que analisa os casos em que o trabalhador depende da atividade para sustento da família, diferenciando-os daqueles que lucram indevidamente por apropriarem-se de várias bancas, obtendo vantagens sobre outros trabalhadores. A criação da Diretoria de Postura, em novo organograma aprovado pela Câmara Municipal, vai permitir intensificar ainda mais este mapeamento.
Entrevistada pelo Portal P6 de Anápolis, a vendedora ambulante, Lúcia Leite, de 57 anos, teve um ponto de comércio por mais de 14 anos. Porém, por conta da crise sanitária e financeira, precisou abrir mão do espaço.
“Agora ficamos na Praça bom Jesus e no Parque Ipiranga. Faz três anos que estamos tentando regularizar, mas está muito difícil”, disse sobre o processo de regulamentação da Prefeitura.
“Precisamos de uma ajuda. Por exemplo, a casa do artesanato fechou. Poderia deixar a gente ficar lá, cabem umas seis pessoas, nem que a gente pague uma taxa. Tem muita família aqui trabalhando para pagar as contas”, continua.
Já prefeito Roberto Naves (PP), em Audiência Pública na Câmara Municipal, a questão dos ambulantes é “um problema que está se agravando”.
“Precisamos, além de políticas públicas eficazes, estar atentos para colocar limites e, ao mesmo tempo, cuidar das pessoas”, afirmou o chefe do Executivo.
A Administração Municipal foi questionada pela reportagem sobre o processo de regularização de vendedores ambulantes e pediu dados sobre os que já estão cadastrados.
No entanto, a Prefeitura informou que não há estatísticas concretas e criou, a partir da minirreforma administrativa, uma Diretoria de Posturas para endereçar o tema. Confira a nota ao final da matéria.
Ambulantes Prefeitura de Anápolis